terça-feira, 22 de julho de 2014

De onde surgiu a Revoada...

O livro A Conferência dos Pássaros, escrito por Farid Ud-Din Attar, foi a fonte de inspiração para o Processo AR. Nele encontra-se uma das mais lindas histórias já escritas sobre “busca”, ou melhor, sobre a busca de si mesmo. De origem persa, o conto narra a trajetória de um grupo de pássaros que decidem encontrar um rei para liderá-los. A Poupa, o pássaro mais sábio, instrui as aves a viajar à procura de um Rei chamado Simorgh, que mora no Monte Qaf, porém, para chegar lá e encontrá-lo, seria necessário atravessar sete vales – busca, amor, desapego, compreensão, morte, unidade e deslumbramento –.  Nesta jornada, apenas trinta pássaros conseguem chegar ao fim, pois muitos desistem e se perdem entre os vales. Os valentes e privilegiados pela força e coragem chegam à estação de Baqa (subsistência), que fica no topo do Monte Qaf.

            Ao vasculhar as metáforas por trás do conto, percebe-se que o mesmo retrata uma viagem além da nossa compreensão, pois o próprio nome Simorgh representa, em persa, trinta pássaros, e que o rei tão esperado mora dentro de nós mesmos. Os sete vales representam o percurso que devemos fazer em nossa jornada de vida, tentando através de nossas faltas, crescer perante as tentativas impostas pelo destino, muitas vezes cruel. Atravessar os sete vales é uma tentativa humana de um dia chegar à totalidade transcendente.

P.S.1: se houver interesse na leitura do livro, também indicamos a última edição publicada, recontada pelo autor e ilustrador tcheco Peter Sís. 



P.S.2: abaixo disponibilizamos o link com o vídeo de uma animação feita com base no conto. Prepare-se para participar dessa conferência:

Nenhum comentário:

Postar um comentário